A osteoartrose (OA), também chamada artrose, é a mais comum das doenças reumáticas. É uma doença degenerativa que envolve toda a articulação: a cartilagem que se desgasta e o osso que fica mais denso e cresce em algumas zonas – os osteófitos (“bicos de papagaio”), visíveis nas radiografias.
A OA pode atingir qualquer articulação, mas a sua ocorrência é mais comum nos joelhos, ancas, coluna vertebral (lombar e cervical), articulações dos dedos das mãos (base do polegar) e base do dedo grande do pé.
A gravidade da OA é variável consoante o grau de evolução da doença, havendo possibilidade de a prevenir e tratar eficazmente, sobretudo nas fases iniciais em que uma intervenção oportuna pode mudar o curso da doença. Para tal, é importante conhecer os fatores de risco da OA do joelho e saber quais são aqueles que podemos modificar com alterações no nosso estilo de vida. Por isso, é importante consultar o seu médico, de preferência um reumatologista, para ter um diagnóstico correto e um plano de tratamento adequado.
A – Articulação normal
B – Articulação com osteoartrose