Cada sessão inclui duas componentes educacional e de exercício e estimula a participação dos utentes (individual e em grupos de dois), incluindo no início e no final, o registo da dor.
A componente educacional é dada no início das sessões e tem a duração de 30 minutos e o objetivo fulcral é a autogestão pelo utente, isto é, capacitá-lo a adotar estilos de vida saudáveis, aprender a lidar com a sua patologia, bem como incrementar a adesão ao exercício físico, a fim de melhorar e sua qualidade de vida. São abordados temas relativamente à gestão da atividade física, aos hábitos alimentares, à comunicação com o médico e toma de medicamentos, ao controlo dos sintomas da patologia e relativamente aos benefícios da atividade física e dos diferentes tipos de exercício. As duas principais ferramentas, utilizadas para desenvolver a auto-eficácia na gestão desta doença, são a resolução de problemas e o plano de ação.
Plano de ação: exemplo para o exercício
Caminhar
30 minutos
Após o jantar
2 vezes/semana
Sim, Talvez, Não
A componente de exercício tem a duração de 60 minutos, integrando exercícios de força muscular, flexibilidade e treino neuromotor. Os exercícios obedecem uma progressão estabelecida com a utilização do peso corporal e de cargas adicionais (bandas elásticas, halteres, caneleiras). A abordagem respeita os princípios relacionados com o treino neuromuscular, com exercícios funcionais realizados em carga e descarga, nomeadamente a realização de movimentos com o envolvimento sinérgico de todas as articulações do membro afetado, a aplicação de transfere bilateral na aprendizagem motora com início do movimento no membro não afetado, e ainda, o correto alinhamento das articulações do membro inferior. Os participantes são informados sobre as diversas estratégias para manter a adesão ao exercício, seja na comunidade ou individualmente no domicílio.
A sessão de exercício físico é dividida em três partes fundamentais: (1) Aquecimento, (2) Parte Fundamental, (3) Retorno à calma.
O Aquecimento envolve exercícios de mobilidade articular e de aquecimento aeróbio, o objetivo é preparar o corpo para a parte fundamental.
A parte fundamental concentra-se no treino de flexibilidade, força muscular e neuromotor (exercícios de equilíbrio dinâmico, coordenação e agilidade). No trabalho de força muscular são realizados exercícios para os membros superiores e inferiores alternadamente, evitando a sobrecarga articular. A execução destes exercícios é, ainda, intercalada com exercícios lúdicos e de cariz cognitivo para tornar esta componente menos fastidiosa.
Por fim, no retorno à calma, são realizados exercícios de alongamento e prática de respiração guiada.