Causas

Embora a causa da OA seja desconhecida, existe um conjunto de fatores que aumentam o risco de a desenvolver. No caso da OA do joelho, os fatores que são considerados modificáveis pelo nosso comportamento são a obesidade e a fraqueza muscular. Por outro lado, a lesão articular prévia ou sobrecarga excessiva no passado (desporto ou trabalho), o sexo (feminino), a hereditariedade e o envelhecimento são fatores que, infelizmente, não podem ser alterados, mesmo que mudemos de estilo de vida.

Obesidade

Estudos mostram que ter excesso de peso aumenta o risco da OA do joelho, particularmente na década antes de aparecerem os sintomas. Deste modo, evitar ganhar peso extra, à medida que envelhece, ou perder peso a mais, ajuda a prevenir a OA do joelho.

Fraqueza muscular

A imobilidade típica dos indivíduos com OA do joelho, muitas vezes causada pela dor, pode originar fraqueza muscular e comprometer o uso normal da articulação. A fraqueza do músculo quadricípite (músculo da parte anterior da coxa) pode causar uma maior dificuldade a subir e descer escadas, bem como ao levantar e sentar de uma cadeira. Estudos mostraram um défice de 20% de força em mulheres com OA, comparativamente com mulheres sem OA, e que as pessoas com músculos mais fracos podem desenvolver mais facilmente a OA do joelho do que as pessoas sem fraqueza muscular.

Envelhecimento

O envelhecimento também é um fator de risco que não podemos evitar, de tal forma que esta doença é a primeira causa de incapacidade nos idosos. As pessoas com mais de 50 anos têm maior probabilidade de ter OA. Ainda assim, ter OA não é sinónimo de envelhecimento articular (há idosos sem artrose e adultos com esta doença), embora seja mais frequente nos indivíduos idosos que, naturalmente, têm maior desgaste das articulações.

Posso prevenir a osteoartrose?

Admite-se que muitas das causas da OA podem ser prevenidas ou modificadas. Algumas das orientações para o tratamento da OA também são úteis na sua prevenção. O controlo de peso e o facto de se manter fisicamente ativo são muito importantes para ajudar a prevenir a OA do joelho, especialmente quando se é mais novo — em crianças, adolescentes e adultos jovens. Procurar executar as tarefas com uma boa postura e manter os músculos fortes também pode ajudar a evitar lesões nas articulações, resultantes de mau uso, acidentes de trabalho e da prática desportiva, e assim prevenir a OA.